6º série (2º Bimestre)


Formação das Monarquias Européias Modernas



O processo de formação de monarquias com poder centralizado na Europa iniciou-se no século XI e consolidou-se ynos séculos XIV e XVI. Esse processo deu origem a muitos dos países atuais da Europa, como França, Portugal e Espanha. Entretanto, ele não ocorreu ao mesmo tempo e da mesma maneia em todos os lugares do continente.

Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. Cada um desses grupos era movido por interesses próprios.

Para a burguesia, novo grupo social que se formava, a descentralização política do feudalismo era inconveniente. Isso porque submetia os burgueses aos impostos e taxas cobrados pelos senhores e dificultava a atividade comercial pela ausência de uma moeda comum e de pesos e medidas padronizados.

Nobreza feudal, por sua vez, encontrava-se enfraquecida pelos gastos com as Cruzadas e tinha necessidade de um apoio forte, até mesmo para se defender das revoltas camponesas, que se intensificavam. Desse modo procurou apoio nos reis.

Dividido entre a burguesia e a nobreza feudal, o rei serviu como uma espécie de mediador entre os interesses dos dois grupos.

Depois de um longo tempo, esse processo acabou possibilitando a formação de um poder centralizado e a consolidação de uma unidade territorial. Com isso, formaram-se em diversas regiões da Europa monarquias com poder centraliza, nas quais os reis detinham grande parte do poder.

Assim, a monarquia centralizada foi a forma de governo a qual se organizou a Europa entre o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.


Em 711, tropas muçulmanas ingressaram na península ibérica e, percebendo o grau de desintegração do poder local , impuseram-se como senhores da região. Os grupos cristãos que não aceitaram o domínio muçulmano refugiaram-se nas regiões montanhosas ao norte, as Astúrias. Enquanto a maior parte da península esteve sob o domínio muçulmano -    que dinamizou as cidades e sua relação com o campo, inserindo a península no circuito comercial
mediterrânico - as regiões do norte permaneceram agrárias e dependentes da guerra para manter o
domínio sobre esses territórios.

 Estruturaram-se ao norte vários reinos cristãos. O Reino das Astúrias. o primeiro deles, originou os reinos de Leão, Castela, Navarra, Aragão e Galícia. Seus reis recebiam o apoio de cavaleiros cristãos da Borgonha e de outras regiões da atual França, que procuravam conquistar terras e se tornarem grandes senhores feudais. Foi esse movimento que recebeu o nome de "Reconquista Cristã": de fato, tratou-se do processo de expulsão militar dos muçulmanos e de conquista territorial, além de uma "reconquista" de natureza exclusivamente religiosa.

No século XI, o reino de Leão e Castela , com o rei Afonso VI, destacou-se como centro da Reconquista. Entre outros cavaleiros, Raimundo e Henrique de Borgonha participaram das guerras, e receberam recompensas, tornando-se vassalos do rei. Raimundo recebeu o condado da Galícia e casou-se com a filha primogênita do rei, enquanto Henrique recebeu o condado Portucalense e casou-se com outra filha de Afonso, Tereza. Como vassalo de seu sogro, Henrique continuou as conquistas territoriais ampliando o condado.

O filho e herdeiro de Henrique de Borgonha, Afonso Henriques, proclamou-se então rei de Portugal em 1139, rompendo os laços com Leão e Castela. Tinha início, assim, a dinastia de Borgonha. Afonso Henriques, o Conquistador, estendeu seus domínios para o sul, até o rio Tejo, e fez de Lisboa sua capital.

O restante da Península Ibérica teria uma trajetória muito diversa. Enquanto o pequeno reino de Portugal mantinha-se independente e relativamente homogêneo, os outros reinos ibéricos foram absorvidos pelos castelhanos, mas mantiveram suas próprias línguas e características. A união de Fernando (herdeiro do trono de Aragão) e Isabel (irmã do rei de Leão e Castela), além de unificar Leão e Castela e Aragão, criou um Estado imperial, a Espanha.



1 - Quando iniciou-se o processo de centralização do poder na Europa, quais grypis participaram desse processo e quais interesses desses grupso?

2 - O que é monarquia com poder centralizado?

3 - O que foi a reconquista da Península Ibérica?

4 - Como se deu a formação de Portugal?

5 - Qual a diferença da formação de Portufal e Espanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário