sociologia 3º ano (2º bimestre)


O analfabeto político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, da farinha, da carne, do aluguel, do sapato, do remédio, depende de decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.
Não sabe ele que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, assaltante e o pior de todos os bandidos, o político vigarista, pilantra, corrupto e explorador.
 1 – De exemplo de situações e atitudes que possam caracterizar o analfabetismo político.
2 – É possível viver em sociedade sem nenhum tipo de participação política? Explique sua resposta.
3 – Cite possíveis formas de participação política além do ato de votar ou ser votado.


Republica Federativa do Brasil
A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada.
Federação (do latim: foedus, foedera "aliança", "pacto", "contrato"). composto por diversas entidades territoriais autônomas dotadas de governo próprio.
O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.
Presidenta: Dilma Rousseff
Vice Presidente: Michel Temer
origem do nome, a mais disseminada identifica a palavra com uma árvore dizimada posteriormente pelos portugueses, o pau-brasil, que cuja casca se extraía um corante vermelho semelhante à brasa.
Nomes do Brasil

- Pindorama : nome de nossa terra atribuído por algumas tribos indígenas. Em tupi-guarani significa terra das palmeiras. Esse nome foi mais usado no período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (1500).
- Terra de Vera Cruz (de 1500 a 1501): nome provisório de referência cristã.
- Terra de Santa Cruz (de 1501 a 1503): nome provisório de referência cristã.
- Brasil (de 1503 a 1824): nome dado pelos portugueses em função da grande quantidade de árvores de pau-brasil existentes na região do litoral brasileiro. A palavra Brasil deriva de brasa, pois esta árvore possui uma seiva avermelhada, cor de brasa.
- Império do Brasil (1824 a 1891): após a Independência do Brasil (1822), D.Pedro I ordenou a elaboração de uma nova constituição. Nesta, promulgada em 1824, ficou definido o novo nome do país, fazendo referência ao sistema imperial de governo.
- Estados Unidos do Brasil (1891 a 1969): com a Proclamação da República, o nome de nosso país mudou novamente, pois era necessário retirar a referência aos sistema monárquico. A expressão "Estados Unidos" reforçava a unidade territorial e o sistema federativo.
- República Federativa do Brasil (1969 até os dias de hoje): o nome do país foi alterado na Constituição de 1969, reforçando assim o termo que faz referência ao sistema republicano.
Constituição (também chamada de lei fundamental, lei suprema, lei das leis, lei maior ou magna carta) é um conjunto de normas de governo, que pode ser ou não codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos, de um governo. Ao limitar o alcance do próprio governo, a maioria das constituições garantem certos direitos para as pessoas.


1)      Constituição de 1824 - independência do Brasil
2)     Constituição de 1891 -  proclamação da república
3)     Constituição de 1934 -  primeiros anos da Era de Vargas  
4)     Constituição de 1937 – Estado Novo
5)     Constituição de 1946 -  Devido ao processo de redemocratização posterior a queda de Vargas fazia-se necessária uma nova ordem constitucional.
6)     Constituição de 1967 -  Essa constituição na passagem do governo Castelo Branco para o Costa e Silva, contexto no qual predominavam o autoritarismo e o arbítrio político
7)     Constituição de 1988 - "Constituição Cidadã"
CONTEXTO: Desde os últimos governos militares (Geisel e Figueiredo) nosso país experimentou um novo momento de redemocratização, conhecido como abertura. Esse processo se acelerou a partir do governo Sarney no qual o Congresso Nacional produziu nossa atual constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário