6ª Série (1º bimestre)

1º Bimestre - Lição 3
Renascimento Comercial e Urbano
Significado do renascimento?
Urbano “urbs” , que em latim significa cidade.
Com as novas invenções  e o aperfeiçoamento de técnicas agrícolas como a charrua, peitoral, ferradura e o moinho d´água, proporcionou o crescimento demográfico por toda a Europa.
O comércio ganhou significativo impulso com o aumento da produção agrícola, o desenvolvimento do artesanato urbano e o maior contato com os povos orientais.
Além do comércio local, desenvolveram-se também grandes rotas de comércio internacional. Interligando essas rotas, havia uma extensa rede de vias terrestres. Aos poucos, nos principais cruzamentos dessas vias, foram sendo organizados grandes feiras comerciais. Entre ela destacavam-se as feiras de regiões de Champagne (França) e Flandres (França e Bélgica), da cidade de Veneza e Genova (Itália) e Colônia e |Frankfourt (Alemanha).
A expansão do comércio impulsionou o aumento da produção artesanal, levando os artesãos a se organizarem em corporações de ofício. Que tinham como objetivo:
- defender os interesses do artesãos;
- regulamentar o exercício da profissão;
- controlar o fornecimento do produto;
- dirigir o ensino artesanal, que se dividia em três estágios: aprendiz, oficial e mestre.
As cidades se desenvolveram nas proximidades das rotas comerciais, dos portos, nas regiões da feiras.
No princípio, muitas dessas cidades era cercadas por altas muralhas, constituindo um núcleo urbano fortificado denominado burgo. Os habitantes que viviam nos burgos , basicamente comerciantes e artesãos, eram chamados de burgueses.
A princípio muitas cidade pagavam taxas e imposto ao senhor feudal. Em troca os burgueses exigiam:
- proteção militar;
- livre comércio;
- liberdade para os cidadãos.
As cidades independentes (comunas) passaram a eleger um governo (prefeitos, magistrados), que se encarregavam da administração e da defesa. Os burgueses mais ricos ocupavam os principais cargos das cidades.
-  Elaboravam as leis;
- criavam as tribunas;
- determinavam a cobrança de impostos (para a construção de obras).
Assim as cidades tornaram-se locais onde havia segurança e liberdade apara aqueles que desejavam romper com a rigidez da sociedade feudal.
Questões
1 - Quais fatores levaram ao renascimento comercial e urbano?
2 - O que é uma corporação de oficío e quais seus objetivos?
3 - O que é um burgo?
4 - O que é uma comuna?
5 - Quais eram as principais reivindicação dos burgueses, ao pagarem taxas e impostos aos senhores feudais?

1º Bimestre - Lição 2
Cruzada

Qual a origem do termo “Cruzada” ?

Na idade média  a expressão era utilizada como “peregrinação”,  “Guerra Santa”,  “Expedição da Cruz” e “Passagem” .

A origem o termo cruzada esta ligada ao fato de que seus participantes tinham uma cruz bordada nas roupas, por se considerarem “soldados de Cristo”.

As Cruzadas foram expedições de caráter religioso militar, organizadas pelos cristãos da Europa Ocidental durante a Idade Média, para reconquistar Jerusalém, que era posse dos muçulmanos. Oito Cruzadas oficiais partiram da Europa Ocidental, entre os anos 1096 e 1270.

Em 27 de novembro de 1905 o papa Urbano II no Concílio de Clermont, fez um chamado público para ajudar os cristãos do Oriente e conquistar a “Terra Santa”. Prometeu em troca do atendimento de sua convocação, a remissão dos pecados.

Em geral, a Cruzada era convocada e tinha a sua data marcada por um papa.

O financiamento dos recursos materiais provinha:

- dos participantes;

- de impostos criados especialmente para esse fim;

- de senhores feudais,  que recebiam donativos de seus vassalos;

- de verbas da Igreja, provenientes de donativos e taxas pagos por seus fiéis;

- ou ainda, por empréstimos feitos por mercadores ou ordens religiosas.


Objetivo das cruzadas

- retomar Jerusalém

- propagar o cristianismo

- combater os muçulmanos

- cristianizar territórios da Asia Menor (Turquia)

- abertura das rotas comerciais.

Qual a ligação do aumento populacional ocorrido na Baixa Idade Média com o movimento das Cruzadas?

As inovações técnicas ocorridas nesse período, como o uso da charrua, o sistema de rotação de culturas e o método de atrelagem animal, fizeram que, desde o século X, ocorressem mudanças na alimentação, com maior consumo de leguminosas (ervilhas, feijão, grão de bico e lentilha), e isso foi um dos fatores responsáveis pelo aumento populacional da Europa Ocidental. A expansão demográfica levou muito camponeses a deixarem de ter área mínima a subsistência, vivendo de caridade e de serviços que eventualmente apareciam. Muito desses camponeses atenderam a convocação do papa Urbano II.

A participação dos filhos de famílias nobres que não eram primogênito também  é bastante significativa, pois pelos costumes de sucessão do feudalismo, só o primogenito (primeiro filho) recebia o feudo de herança. Assim os demais filhos viam nas, Cruzadas uma possibilidade de receberem feudos.

Consequências

Entre as principais conseqüências do movimento das cruzadas destaca-se:

  • Empobrecimento dos senhores feudais, que tiveram suas economias arrasadas pelo elevado custo das guerras;
  • Fortalecimento do poder real, á medida que os senhores feudais perdiam suas forças;
  • Reabertura do mar Mediterrâneo e conseqüente desenvolvimento do intercâmbio comercial entre a Europa e Oriente;
  • Ampliação do universo cultural europeu, promovido pelo contato com os povos orientais.

Questões

1 - O que é uma cruzada?

2 - De onde provinha os recursos para financiar as cruzadas?

3 - Qual a relação das cruzadas com o aumento populacional?

4 - Cite 2 consequencias das cruzadas:

5 - Quem convocava as cruzadas e por que?


1º Bimestre - Lição 1

Feudalismo

Roma
Em sua máxima extensão, em meados do século II, o Império Romano atingiu cerca de 3,5 a 4 milhões de quilômetros quadrados, com uma população de cerca de 70 milhões de habitantes.
O Império passou a desfrutar um período de paz, conhecido como Pax Romana, que se extendeu, até o fim do século II.
A interrupção das conquistas contribuiu para que, ao longo do tempo, se reduzisse progressivamente o número de escravos na sociedade romana.
A estrutura administrativa e militar necessária para sustentar um império tão vasto e habitado por povos de origens tão diferentes, exigia elevado gastos públicos. Por isso a carga tributária foi sendo ampliada e tornou-se pesada diante do enfraquecimento da economia romana.
A crise agravou-se quando os romanos tiveram que enfrentar em suas fronteiras a pressão militar dos povos que designavam de “bárbaros” (visigodos, ostrogodos e alamos, anglos, saxões, francos, suevos, burgúndios, lombardos e hérulos).
Em 395, com a morte do imperador Teodósio, o Império foi dividido entre seus dois filhos: Honório recebeu o Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e Arcádio, o Império Romana do Oriente com sede em Constantinopla.
Em 476, o último imperador de Roma, Rômulo Augusto, foi deposto, o Império do Oriente sobreviveu até 1453.
As cidades perderam sua importância para a área rural.
Os germanos se organizaram em vários reinos, muitos tiveram vida curta. Apenas os francos conseguiram se estruturar e expandir seus domínios. O Império Franco surge em meados do século V e vai até mais ou menos 843.
Depois de um longo período sem invasões externas, o território da Europa sofreu novos ataques.
Foi invadida pelos húngaros, pelos vikings e muçulmanos. Com a insegurança provocada pelas invasões, os europeus ocidentais procuraram se proteger buscando refúgio no campo.  O comércio foi dificultado pela insegurança reinante e pelo bloqueio das estradas e do mar Mediterrâneo.
Essas condições possibilitaram transformações no modo de vida das sociedades européias, que caracterizaram o feudalismo.
A Europa torna-se feudal, um mundo rural em que a riqueza repousava na terra e a sociedade era dominada pelos senhores feudais, que possuíam ao mesmo tempo, poder econômico e político. 
Qual a origem dos termos “ Feudalismo” e “Feudo”?
A palavra  “feudal”, que vem de fief, feodum, de origem germânica ou celta, designa o direito de desfrutar qualquer bem, geralmente terra, mas que podia ser o direito de cobrar um pedágio para passar em uma ponte.
Tudo o que se relacionava a ele passou a ser chamado de Feudalismo.
Transmissão do feudo: Suserano o nobre que concedia o feudo ao outro nobre, denominado vassalo; este em troca devia fidelidade e prestação de serviços (principalmente militares) ao senhor.
A transmissão do feudo era realizada em uma cerimônia solene, constituída de dois atos: a homenagem (juramento de fidelidade do vassalo) e a investidura (ato de transmissão do feudo ao vassalo). Suserano e vassalos  tinham direitos e deveres a cumprir estabelecidos entre si.
- Suserano: deveria proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência jurídica. Tinha o direito de reaver o feudo do vassalo que morresse sem deixar herdeiros.
-Vassalo: devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado.
A sociedade feudal se dividia em três ordens: nobres, membros do clero e os servos.
- Nobres: detentores da terra;
- Clero: membros da igreja católica;
- Servos: população camponesa.

Divisão de um feudo.
Estavam divididos em três partes: manso senhorial, manso servil e terra comunais.
- Manso senhoriais: terras exclusivas do senhor, cultivadas alguns dias da semana pelos servos;
- Manso servil: terras utilizadas pelos servos , das quais eles retiram seu próprio sustento e os recursos para cumprir as obrigações que deviam ao senhor;
- Terras comunais: bosques e pastos de uso comum, em que os servos podiam recolher madeira, coletar frutos e soltar os animais – não podiam caçar.
Obrigações do servo para com o senhor:
- Corvéia: trabalha alguns dias da semana para o senhor. Podia realizar trabalho na agricultura, na criação de animais, na construção de casas ou em benfeitorias;
- Talha: eram obrigados a entregar parte da produção agrícola ou pastoril ao senhor;
- Banalidade: pagamento de Texas pela utilização de equipamentos e instalações (celeiros, fornos, moinhos etc).
Direitos do Servo
O servo tinha direito à posse usual da terra. Se a terra fosse vendida, ele conservava o direito de cultivar o seu lote. Quando o servo ficava muito velho ou fraco para trabalhar, era dever do senhor feudal cuidar dele até o fim de seus dias.
Questões
1 - Como se deu o fim do Império Romano?
2 - O que é feudalismo?
3 - O que suserqno e o que é vassalo?
4 - Como está dividida a sociedade feudal, monte uma piramide social?
5 - Como é dividida o feudo?
6 - Quais eram as obrigações que os servos tinham para com o senhor feudal?
7 - Qual a diferença de servo e escravos?